Como eu aprendo os salmos de cor Benjamin Kandt

 


O livro super fascinante, Moonwalking with Einstein, cita Ed Cooke, um Grande Mestre da Memória:

Isso me lembra de Paulo e Silas (não necessariamente solitários) cantando hinos (provavelmente salmos) enquanto estavam na prisão (Atos 16:25). Quero ser o tipo de pessoa que, confinada na prisão ou no banco de trás de um carro compacto em uma longa viagem, possa meditar sem parar em minha memória. Quero ser como Maria que “guardou todas essas coisas e as ponderou em seu coração” (Lucas 2:19).

Como eu aprendo os salmos de cor

Em primeiro lugar, quero estabelecer algumas regras básicas que descobri serem importantes especificamente para aprender de cor o livro dos Salmos:

  • Memorize o salmo pela oração, pela oração. Memorize o salmo pela meditação, para meditação. Não se prenda à rotina do processo de memorização. Isso requer uma mudança fundamental de mentalidade. A meditação é o meio. A oração é o processo. Enquanto você está ensaiando as palavras do salmo pela décima vez, deixe-as rolar por seus lábios em oração. O processo é o prêmio porque a oração é o processo.
  • Memorize todo o salmo (não pule as coisas feias). Por exemplo, não memorize apenas a bondade lírica do Salmo 139: 1-18, mas pare antes da fúria angustiante dos vv. 19–22. Eugene Peterson chama isso de “salmectomias”. O salmo foi escrito como um todo e deve ser lembrado e reverenciado como um todo. Acho que essa tática jeffersoniana ou marcionita (escolha o seu herege) resultou em amordaçar o povo de Deus em tempos de crise. Onde você encontra palavras após 911? Como você canta depois de outro tiroteio baseado em corrida? Os Salmos nos dão palavras.
  • Memorize salmos diferentes para estações diferentes. Você pode não sentir vontade agora, mas chegará um momento em que você estará furioso e precisará apenas de um salmo imprecatório ( certifique-se de saber como usar essa coisa ). Ou quando você está caminhando pela noite escura da alma, pode precisar de um salmo de lamentação para voltar a usar (Salmos 13 e 77). Não memorize apenas os salmos de confiança (Salmos 23 e 27) por mais maravilhosos que sejam. Guarde um salmo para cada extremidade da experiência humana, porque um dia você estará lá.

Meu método

  1. Imprimo o salmo inteiro em um pedaço de papel que posso marcar e guardar no bolso.
  2. Leio o salmo em voz alta 20–30 vezes com entusiasmo e entusiasmo. Normalmente leio em voz alta de 3 a 5 vezes por dia, dependendo do meu prazo.
  3. Eu marco o texto com percepções e indagações, conexões entre ideias e repetição de palavras ou temas. Eu anoto alguns pensamentos no verso do papel enquanto medito no texto.
  4. Depois de ler em voz alta cerca de 10 vezes, li meu primeiro comentário ( geralmente Kidner ). Isso é uma grande ajuda para a memorização, porque chama minha atenção para coisas que de outra forma teriam passado despercebidas. Também me ajuda a ver a estrutura do salmo, uma grande ajuda para a memória.
  5. Eu uso o aplicativo Bible Memory para ter certeza de que o tenho palavra por palavra e para revisões regulares e repetidas. Eu reviso o salmo diariamente até que esteja totalmente gravado em minha memória, mas eu reviso cada salmo pelo menos uma vez por mês.
  6. Também uso o aplicativo Dwell Scripture Listening, repetindo o Salmo enquanto cuido da minha vida diária.

Este método é testado e comprovado ... para mim. Pode não funcionar para você. Muitas pessoas gostam de aprender o primeiro versículo e trabalhar todo o salmo, versículo por versículo. Isso é muito útil, mas não gosto de como isso é atomizado. O salmo foi feito para ser lido, orado e memorizado como um todo. Então, eu gosto que isso passe pela minha mente e coração 20-30 vezes como um todo.

Pressione em

Se você se atrapalha ou nem começou porque tem uma “memória ruim”. Lembre-se de uma palavra simples, pequena e hexassilábica: neuroplasticidade . Ok, então não é simples ou pequeno, mas é uma boa notícia. Neuroplasticidade é um termo que significa que seu cérebro funciona mais como um músculo do que como um disco rígido. Em outras palavras, quanto mais você o usa ( digamos, memorizando todos os 150 salmos! ), Melhor você memorizará. Você não alcançará a capacidade máxima de 256 GB. Sua mente e memória ficarão mais fortes em capacidade e retenção conforme você memoriza. (Leia “ Moonwalking With Einstein ” se você quiser algumas histórias sobre a capacidade surpreendente da memória humana).

Todos nós não queremos orientação em nossas vidas? Não desejamos todos ser consolados por saber que, apesar das dificuldades, estamos no caminho certo? Não queremos todos extrair sabedoria de nossa solidão? Ouça este encorajamento dos Provérbios sobre como as palavras de Deus armazenadas em seu coração e mente irão beneficiá-lo pelo resto de sua vida:

Amarre-os sempre em seu coração;
amarre-os em volta do pescoço.
Quando você andar, 
eles o conduzirão;
quando você se deitar, 
eles cuidarão de você;
e quando você acordar, 
eles vão falar com você .

Selah.


por  Benjamin Kandt

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escrita Terapêutica com Salmo 23:1

Orando com o Salmo 80

Orando com o Salmo 107